12 jan 2019: Rei Ramiro e outras histórias de Gaia

Data: 12.01.2019
Ponto de encontro às 9:30 no Jardim do Morro
Término pelas 13:00 no Cruzeiro do Senhor da Boa Passagem
Inclui visita ao Convento de Corpus Christi

Reza a lenda que foi aqui que o rei cristão Ramiro raptou a bela princesa moira, pela qual se apaixonara. E que também foi aqui que a sua esposa, a rainha Gaia, viveu uma intensa e improvável paixão pelo emir Alboazar, pai da princesa raptada. Terra de amores e desamores entre cristãos e mouros, a margem esquerda do Douro reserva-nos muitas outras surpresas.

Começamos no Jardim do Morro, no melhor miradouro sobre o rio e o Centro Histórico do Porto. Passamos pela igreja de Santa Marinha, descobrindo os traços deixados por Nasoni. Por entre caves e armazéns vinícolas, embalados pelo perfume do precioso néctar do Douro, chegamos a Corpus Christi, convento feminino cuja fundação antecede Santa Clara, o mais antigo da cidade do Porto. E, de Vila Nova, passamos para Gaia, rumo ao Castelo, recordando as lendas mais antigas e os episódios históricos mais recentes das Guerras Liberais, sempre com vistas soberbas pela frente.

Terminamos um pouco mais abaixo, no Cruzeiro do Senhor da Boa Passagem, que marca o local onde, à força de braços, durante séculos se cruzou o rio. Venha connosco nesta viagem pelo tempo a Vila Nova de Gaia, a nossa “Rive Gauche”!

15 Euros por pessoa, valor que inclui seguro de acidentes pessoais e café a meio da manhã.