01 fev 2019: O Porto da Arquitetura

Data: 01.02.2019
COLÓQUIOS SOBRE A IDENTIDADE PORTUENSE
Horário: 18:00 – 20:00
Local: Igreja da Lapa – Sala dos Retratos

Começando pela abordagem do carácter simples da construção urbana medieval, Domingos Tavares desenvolverá o seu périplo pela evolução arquitetónica do Porto lembrando as muralhas da cidade, as igrejas, os conventos, os grandes edifícios civis, bem como as condicionantes impostas pelo regime de propriedade. Os incontornáveis Almadas e a absorção de uma arquitetura de cariz neoclássico pela cultura burguesa local serão temas a desenvolver, não esquecendo os arquitetos da transição do século XIX para o XX – de que são exemplo Marques da Silva e Ventura Terra – e a curiosa associação entre arquitetos e engenheiros, de que resultaram belos chalés e palacetes.

Nas cerca de 2 horas da sessão, haverá ainda oportunidade para abordar figuras como Arménio Losa, Viana de Lima, Távora, Siza e Souto Moura, a propósito do Porto contemporâneo e das contradições entre o Movimento Moderno e a cultura do lugar.

O ciclo “Colóquios sobre a Identidade Portuense” conta com o apoio da Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Lapa e da Universidade do Porto.

A participação é sujeita a inscrição. O número de participantes é limitado.

35 Euros – público em geral
30 Euros – estudantes e seniores

Aguardamos a sua presença!